Antes Dele (AC) e depois Dele (DC)
Bem-aventurados os pobres de espírito,
porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram,
porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos,
porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados;
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração,
porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores,
porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados
os que sofrem perseguição por causa da justiça,
porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós,
quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo,
disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Eis que venho em breve, e trarei a minha recompensa, para dar a cada um conforme as suas obras.
Caminhamos pela fé, e não pela visão.
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir;
Eu vim para que tenham vida
e a tenham em abundância.
Eu vim para que tenham vida
e a tenham em abundância.
Ame a teu próximo como a ti mesmo
e não faça aos outros
o que não quer que façam contigo.
e não faça aos outros
o que não quer que façam contigo.
Aquele que crê em mim nunca estará sozinho.
Ninguém vai ao Pai se não por mim.
Deus não lhe dá mais do que você pode carregar.
Deus está dentro de você e ao seu redor,
e não em castelos de pedra ou em mansões de madeira. Levante uma pedra e encontrará Deus.
Quebre um pedaço de madeira e Ele estará ali.
Quem souber o significado dessas palavras
jamais conhecerá a morte..
Grandes milagres,
só vem depois de grandes problemas...
o que vai definir,
se Deus vai fazer ou não um milagre na sua vida?
é a sua fé, depende de você,
para que esse milagre aconteça...
Venham a mim,
todos os que estão cansados e sobrecarregados,
e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês a minha carga e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração
e vocês encontrarão descanso interior.
Pois a minha carga é suave e leve.
Antes que Eu te formasse no ventre materno,
te conheci,
e antes que saísses do útero de tua mãe,
te consagrei,
e te constituí profeta às nações.
O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é bom,
todo o teu corpo se encherá de luz.
Mas se ele é mau,
todo teu corpo se encherá de escuridão.
Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a
escuridão.
Não julgueis para não serdes julgados.
Pois com o julgamento com que julgais sereis julgados,
e com a medida com que medis sereis medido.
Ame seus inimigos,
faça o bem para aqueles que te odeiam,
abençoe aqueles que te amaldiçoam,
reze por aqueles que te maltratam,
Se alguém te bater no rosto, ofereça a outra face.
PERCEBAS O QUE ESTÁ Á VISTA,
QUE O OCULTO SERÁ REVELADO.
Por tuas palavras serás condenado.
Aquele que se exaltar será humilhado,
e aquele que se humilhar será exaltado.
Ame a teu próximo como a ti mesmo
e não faça aos outros
o que não quer que façam contigo.
Felizes os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
Eu sou o Filho de Deus;
Eu sou o Bom Pastor;
Eu sou a Luz do Mundo;
Eu sou a Videira;
Eu sou o Caminho;
Eu sou a Porta;
Eu sou o Pão que desceu do Céu;
Eu sou a Verdade;
Eu sou a Vida;
Eu sou a Ressurreição;
Eu sou testemunha de Mim Próprio;
Eu venho lá de cima;
Eu não sou deste mundo;
Eu venci o mundo;
Eu sou Rei;
Sou Eu que falo contigo.
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MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
26 de agosto 1910 - 05 setembro 1997
Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. (Skopje, 26 de agosto de 1910 — Calcutá, 5 de setembro de 1997), conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, foi uma missionária católica de etnia albanesa, nascida noImpério Otomano, na capital da atual República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas''
QUEM JULGA AS PESSOAS,
NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LAS.
A PAZ COMEÇA COM UM SORRISO.
OS ANIMAIS FORAM CRIADOS
PELA MESMA MÃO CARIDOSA QUE NOS CRIOU,
É NOSSO DEVER PROTEGÊ-LAS
E PROMOVER O SEU BEM ESTAR.
SEI QUE MEU TRABALHO É UMA GOTA NO OCEANO, MAS SEM ELE, O OCEANO SERIA MENOR.
AS PESSOAS BOAS MERECEM NOSSO AMOR,
AS PESSOAS MÁS PRECISAM DELE.
A FALTA DE AMOR É A MAIOR
DE TODAS AS POBREZAS.
TODAS AS PALAVRAS SERÃO INÚTEIS
SE NÃO BROTAREM DO FUNDO DO CORAÇÃO,
AS PALAVRAS QUE NÃO DÃO LUZ,
AUMENTAM A ESCURIDÃO.
É FÁCIL AMAR QUEM ESTÁ LONGE,
MAS NEM SEMPRE É FÁCIL AMAR
QUEM ESTÁ NO NOSSO LADO.
NÃO DEVEMOS PERMITIR,
QUE ALGUÉM SAIA DA NOSSA PRESENÇA,
SEM SE SENTIR MELHOR E MAIS FELIZ.
O PRIMEIRO PASSO PARA CONSEGUIR ALGO,
É DESEJÁ-LO.
Nunca compreenderemos,
o quanto um simples sorriso pode fazer.
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Muitas vezes as pessoas são egocêntricas,
ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil,
as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil, assim mesmo.
Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos,
e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco assim mesmo.
O que você levou anos para construir,
alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.
Se você tem Paz e é Feliz,
as pessoas podem sentir inveja.
Seja Feliz assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja que, no final das contas, é entre você e DEUS.
Nunca foi entre você e os outros.
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Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo.
Não viva de fotografias amareladas...
Continue, quando todos esperam que desistas.
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
Faça com que em vez de pena,
tenham respeito por você.
Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe.
Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.
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Senhor, Quando eu tiver fome,
dai-me alguém que necessite de comida.
Quando tiver sede,
dai-me alguém que precise de água.
Quando sentir frio,
dai-me alguém que necessite de calor.
Quando tiver um aborrecimento,
dai-me alguém que necessite de consolo.
Quando minha cruz parecer pesada,
deixe-me compartilhar a cruz do outro.
Quando me achar pobre,
ponde a meu lado alguém necessitado.
Quanto não tiver tempo,
dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos
Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém.
Quando estiver desanimada,
dai-me alguém para lhe dar novo ânimo.
Quando sentir a necessidade
da compreensão dos outros,
dai-me alguém que necessite da minha.
Quando sentir necessidade de que cuidem de mim,
dai-me alguém que eu tenha de atender.
Quando pensar em mim mesma,
voltai minha atenção para outra pessoa.
Tornai-nos dignos, Senhor
de servir nossos irmãos,
que vivem e morrem pobres
e com fome no mundo de hoje.
Dai-lhes, através das nossas mãos, o pão de cada dia,
e dai-lhes graças ao nosso amor compassivo,
a paz e a alegria.
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Mantenha seus olhos puros,para que Jesus possa olhar através deles.Mantenha sua língua pura,para que Jesus possa falar por sua boca.Mantenha suas mãos puras,para que Jesus possa trabalhar com suas mãos.Mantenha sua mente pura,para que Jesus,possa pensar seus pensamentos em sua mente.Mantenha seu coração puro,para que Jesus possa amar com seu coração.Peça a Jesus,para viver sua própria vida em você porque: Ele é a Verdade da humildade.Ele é a Luz da caridade. Ele é a Vida da santidade.---------------------------------------------------------------------------------A vida é uma oportunidade, aproveite-a... A vida é beleza, admire-a... A vida é felicidade, deguste-a... A vida é um sonho, torne-o realidade... A vida é um desafio, enfrente-o... A vida é um dever, cumpra-o... A vida é um jogo, jogue-o... A vida é preciosa, cuide dela... A vida é uma riqueza, conserve-a... A vida é amor, goze-o... A vida é um mistério, descubra-o... A vida é promessa, cumpra-a... A vida é tristeza, supere-a... A vida é um hino, cante-o... A vida é uma luta, aceite-a... A vida é aventura, arrisque-a... A vida é alegria, mereça-a... A vida é vida, defenda-a...
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LAO-TSÉ (LAO TZU) China
Chegada 604 AC
Lao Tsé, sem dúvidas, foi um dos mais elevados seres entre os que viveram na terra, tendo legado à humanidade uma obra imortal o Tao Te Ching que atravessou milênios chegando até os nossos dias com o mesmo valor de há 2600 passados. Não se trata de um livro volumoso, pois não é uma obra enciclopédica e sim uma coletânea de 81 pequenos aforismos, mas que representam um imenso manancial da sabedoria comum aos Grandes Mestres da humanidade.
AS PALAVRAS VERDADEIRAS NÃO SÃO AGRADÁVEIS
E AS AGRADÁVEIS NÃO SÃO VERDADEIRAS.
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CONFÚCIO - CHINÊS - 551 AC 479 AC
Biografia de Confúcio
Confúcio
Exerceu grande influência no pensamento da civilização de toda a Ásia oriental.
A história de Confúcio se confunde com sua lenda. Não se sabe quase nada sobre sua vida privada, apenas que descendia de família nobre decadente, mesmo assim, isso é uma hipótese. Seu nome de família era K’ung- Confúcio é a variação em latim de K’ung Fu-tzu.
Confúcio era autodidata e grande estudioso. Compadeceu-se com o sofrimento e pobreza do povo. Foi um grande educador que inovou técnicas de ensino baseados em diálogos individuais, admitindo discordância entre os grupos. Aceitava como discípulos as pessoas pobres e humildes.
A idéia de Confúcio consistia nas virtudes de solidariedade humana, sinceridade, compreensão, reciprocidade e sabedoria, ao invés de elaborações metafísicas e transcendentes.
Confúcio foi muito influente em suas idéias políticas, o que causou uma revolução numa época em que os aristocratas eram tidos como descendentes divinos. Confúcio achava que a capacidade de governar dependia da competência e da capacidade de promover a felicidade dos governados.
Pouco se sabe acerca de Confúcio (Kung-fu-tzu). O sábio terá nascido em 551 a.C., no antigo principado de Lu, na moderna Xantum, descendente do clã dos Kong. Sabe-se que a família era de origem nobre, mas por circunstâncias desconhecidas a sua família era bastante humilde. Nessa época o regime imperial entrava em decadência.
Conhecido como um jovem educado, cortês e justo. Viajou muito e estudou durante vários anos na capital imperial de Zhou, onde teve oportunidade de conhecer Lao Zi, o fundador do Daoismo.
Casou-se aos 19 anos e ainda jovem, entrou para a administração estatal de Lu, alcançando o cargo de ministro da justiça. Deixou o cargo por não concordar com algumas das práticas, pois estava cansado das intrigas da Corte. Confúcio troca a vida política pelo ensino, tornou-se famoso como professor. Com a idade de 35 anos, viu a sua carreira de professor interrompida por uma prolongada e sangrenta guerra, conduzida pelo Duque Chao do estado de Lu. Terá sido durante esse período que Confúcio foi chamado a exercer funções políticas, por um breve período, como conselheiro político do Duque Chao.
Confúcio começou a divulgar seus ensinamentos com a idade de 50 anos. Empreendeu longas viagens. Viajando e conversando, atraiu muitos discípulos, impressionados com sua sabedoria e a elevação de seu caráter. Suas idéias expandiram-se pelo país e logo por toda a China. Durante as suas viagens é preso e vê-se envolvido em lutas de senhores da guerra rivais. Viajou mais de dez anos por vários estados da China Imperial, servindo como conselheiro político. Após longa peregrinação, aos 69 anos, Confúcio retornou a sua terra natal, Lu, passando o resto dos seus dias a ensinar e a escrever.
A partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.), diversos governantes passaram a se inspirar nas idéias de Confúcio, para a organização da sociedade. O filósofo, porém, não deixou uma obra escrita sua: através de seus discípulos suas meditações foram recolhidas.
Durante a dinastia Han foram compilados os chamados clássicos de Confúcio. Entre eles estão vários livros importantes da tradição cultural da China, como o "I-King" ou "I-Ching", "O Livro das Mutações", o "Chu-King", "O Cânone da História", o "Chi-King", "O Livro das Canções" e o "Li-King", "O Livro dos Rituais".
O Templo de Confúcio, na cidade de Qufu, atual província de Xantung, tornou-se, através dos séculos, local de veneração. Sua filosofia ainda exerce imensa influência sobre o pensamento e a mentalidade chinesa nos dias de hoje. Confúcio é, ainda hoje, o mais influente filósofo chinês. Os adeptos de Confúcio estão espalhados por Taiwan, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Malásia e República Popular da China. Estima-se em mais de 400 milhões o número dos seus seguidores.
Conhecido como um jovem educado, cortês e justo. Viajou muito e estudou durante vários anos na capital imperial de Zhou, onde teve oportunidade de conhecer Lao Zi, o fundador do Daoismo.
Casou-se aos 19 anos e ainda jovem, entrou para a administração estatal de Lu, alcançando o cargo de ministro da justiça. Deixou o cargo por não concordar com algumas das práticas, pois estava cansado das intrigas da Corte. Confúcio troca a vida política pelo ensino, tornou-se famoso como professor. Com a idade de 35 anos, viu a sua carreira de professor interrompida por uma prolongada e sangrenta guerra, conduzida pelo Duque Chao do estado de Lu. Terá sido durante esse período que Confúcio foi chamado a exercer funções políticas, por um breve período, como conselheiro político do Duque Chao.
Confúcio começou a divulgar seus ensinamentos com a idade de 50 anos. Empreendeu longas viagens. Viajando e conversando, atraiu muitos discípulos, impressionados com sua sabedoria e a elevação de seu caráter. Suas idéias expandiram-se pelo país e logo por toda a China. Durante as suas viagens é preso e vê-se envolvido em lutas de senhores da guerra rivais. Viajou mais de dez anos por vários estados da China Imperial, servindo como conselheiro político. Após longa peregrinação, aos 69 anos, Confúcio retornou a sua terra natal, Lu, passando o resto dos seus dias a ensinar e a escrever.
A partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.), diversos governantes passaram a se inspirar nas idéias de Confúcio, para a organização da sociedade. O filósofo, porém, não deixou uma obra escrita sua: através de seus discípulos suas meditações foram recolhidas.
Durante a dinastia Han foram compilados os chamados clássicos de Confúcio. Entre eles estão vários livros importantes da tradição cultural da China, como o "I-King" ou "I-Ching", "O Livro das Mutações", o "Chu-King", "O Cânone da História", o "Chi-King", "O Livro das Canções" e o "Li-King", "O Livro dos Rituais".
O Templo de Confúcio, na cidade de Qufu, atual província de Xantung, tornou-se, através dos séculos, local de veneração. Sua filosofia ainda exerce imensa influência sobre o pensamento e a mentalidade chinesa nos dias de hoje. Confúcio é, ainda hoje, o mais influente filósofo chinês. Os adeptos de Confúcio estão espalhados por Taiwan, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Malásia e República Popular da China. Estima-se em mais de 400 milhões o número dos seus seguidores.
Uma imagem vale mais que mil palavras.
O mestre disse: Quem se modera, raramente se perde.
vencer a si próprio é a maior das vitórias.
Ver o bem e não fazê-lo é sinal de covardia.
Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas.
A lealdade e a confiança devem estar acima de qualquer coisa.
A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.
Ouvi, esqueci. Vi, me lembrei. Fiz, aprendi.
Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro.
Antes de sair em busca de vingança, cave duas covas.
Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter.
Aquele que diz que pode e aquele que diz que não pode tem ambos razão.
O silêncio é o único amigo que jamais trai.
Nem todos podem ser ilustres; mas todos podem ser bons.
Para vencer na vida, exija muuito de si e pouco dos outros...
Não há como abrir um livro, sem aprender alguma coisa.
Para onde quer que fores, vá com todo o teu coração.
A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança.
Aprende a viver bem, e bem saberás morrer.
Ainda que o bem que persigo esteja distante,contudo existe.
A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança.
De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.
É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã.
A humildade é o sólido fundamento de todas as virtudes.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
Não importa que você vá devagar, contanto que você não pare.
A ignorância é a noite da mente, uma noite sem estrelas e sem lua.
O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros.
Saber o que é correto e não o fazer é falta de coragem.
Cuida de evitar os crimes, para que não sejas obrigado a puni-los.
Não são as más ervas que sufocam o grão, é a negligência do cultivador.
Se queres prever o futuro, estuda o passado.
Não há coisa mais fria do que o conselho cuja aplicação seja impossível.
Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os homens.
Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?
Se queres prever o futuro, estuda o passado.
A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.
Não corrigir as próprias falhas é cometer a pior delas.
Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
Aprender sem pensar é tempo perdido.
Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão.
Não vingue-se, que da vingança vem o arrependimento.
Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai.
Aquele que mais estima o ouro do que a virtude, há de perder a ambos.
Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?
O silêncio é um amigo que nunca trai.
A cultura está acima da diferença da condição social.
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MAHATMA GANDHI
Chegada: 2 de Outubro de 1869
Partida: 30 de Janeiro de 1948 (78 anos)
Biografia: Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido popularmente por Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano.
Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.
De modo suave, você pode sacudir o mundo.
Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.
Acreditar em algo e não o viver é desonesto.
Existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.
O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros, para sentirem-se fortes.
Os covardes "morrem" muitas vezes, antes de morrer.
Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa.
Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você...! O mundo exterior reflete o universo interior.
De nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar.
A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.
A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.
Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões.
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.
Mas se você não fizer nada,
não existirão resultados.
As enfermidades são os resultados, não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos.
Minhas imperfeições e fracassos são como uma
bênção de Deus, assim como meus sucessos
e meus talentos, e eu coloco ambos a seus pés.
A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.
Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.
Algemas de ouro são muito piores que algemas de ferro.
O Amor é a força mais sutil do mundo.
Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa.
Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.
Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia.
Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.
No momento que o escravo decide que não quer mais ser escravo, as correntes caem ao solo. Se libera e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravidão são estados mentais.
Nos momentos de dificuldade de minha vida, lembrei-me que na história da humanidade o amor e a verdade sempre venceram.
O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros.
A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.
Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.
O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.
O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.
Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.
Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.
Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.
Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.
Olho por olho, e o mundo acabará cego.
Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa.
O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não.
Posso ser uma pessoa desprezível, mas quando a verdade fala em mim, sou invencível.
As verdades diferentes na aparência são como inúmeras folhas que parecem diferentes e estão na mesma árvore.
Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.
Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.
A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive
Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.
Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.
O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.
A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.
Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio
Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis.
A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula.
As doenças são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos.
Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.
Às vezes a felicidade se esquece de nós. Mas nunca devemos nos esquecer da felicidade.
O que quer que você faça na sua vida será insignificante, mas é muito importante que você faça, porque ninguém mais o fará!
Acreditar em algo e não o viver é desonesto.
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.
Mas se você não fizer nada,
não existirão resultados.
Quem não Vive para Servir, não Serve Para Viver.
Não é preciso entrar para a história para fazer um mundo melhor.
A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro.
Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra.
Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.
Desconfiança é a melhor parte do conhecimento.
A verdadeira beleza, aquela que eu pretendo, está em fazer o bem em troca do mal.
O único tirano que aceito neste mundo é a voz interior, suave e serena.
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HERMES TRISMEGISTO

Grande mestre egípcio, no ocultismo, alquimia, astrologia.
Livros O Caibalion e O Divino Poimandres (teologia metafísica e filosofia).
AS SETE LEIS PRINCIPAIS:
As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro Kybalion que reúne os ensinamentos básicos da lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Kybalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra kabaalah, que em hebraico, significa recepção.
1) O princípio do Mentalismo
"O Todo é Mente; o Universo é mental."
O universo funciona como um grande pensamento divino. É a mente de um Ser Superior que 'pensa' e assim é tudo que existe. É o todo. Toda a criação principiou como uma ideia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.
A matéria é como os neurônios de uma grande mente, um universo consciente e que 'pensa'. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.
2) O princípio da Correspondência
"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"
A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmos que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.
O princípio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmos e vice-versa.
3) O princípio da Vibração
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"
No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento. ou seja, tudo é energia e está em constante movimento.
4) O princípio da Polaridade
"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados "
A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idêntico em natureza. O pólo positivo + e o negativo - da corrente elétrica são uma mera convenção.
O claro e o escuro também são manifestações da luz. A escala musical do som, o duro versus o flexível, o doce versus o salgado. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.
5) O princípio do Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação"
Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. É o ritmo da ascensão e da queda, da conversão energia cinética para potencial e da potencial para cinética. Os opostos se movem em círculos.
É a expansão até chegar o ponto máximo, e depois que atingir sua maior força, se torna massa inerte, recomeçando novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação. tudo ocorre para que seja mantido o equilibrio.
6) O princípio do Gênero
"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação"
Os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.
Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de yin yang. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.
7) O princípio da Causa e Efeito
"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"
Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos e a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica o fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.
Da Energia Latente no Ser Humano
Ser Humano (Ser) é Energia. Essa Energia é força de maior intensidade, de menor intensidade e de zero intensidade.
O Ser ativo, participativo, solidário, ético, optativo e decisivo é um Ser de Energia de intensidade alta, grande, maior.
Um Ser inativo, egoísta, passivo, corruptor, inoptativo e indeciso é um Ser de Energia de intensidade baixa, rasa, sofrível.
Um Ser doente, em fase terminal, é um Ser de intensidade de Energia igual a zero.
Um Ser que faz o mal, vive para o mal, pratica o mal, venera o mal, participa para o mal, tem o pensamento voltado para o mal, ludibria a vontade alheia em proveito próprio, tem uma Energia de intensidade sofrível.
Um Ser que é benevolente, que pratica boas ações, que venera o bem, faz o bem sem olhar a quem, ajuda ao próximo, tem o pensamento voltado para a prática do bem, é altruísta, provoca a paz entre os homens, tem uma Energia de intensidade maior.
Um esquema para melhor entender esse homem de Energia maior: A Elipse é fechada em ordenadas e abscissas positivas.
Um esquema para melhor entender esse homem de Energia zero: A Elipse tem abscissas e ordenadas iguais.
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SIDARTA GAUTAMA - BUDA
NEPAL, 558 AC
Um dos documentários
A palavra Buda, do idioma sânscrito, significa Iluminado, Desperto, aqueles que atingiram a Iluminação.
filme - SIDARTA
As Quatro Nobres Verdades são:
- verdade do sofrimento;
- verdade da origem do sofrimento;
- verdade da cessação do sofrimento;
- verdade do caminho que leva à cessação do sofrimento.
A palavra “sofrimento” nesse contexto é a tradução consagrada do sânscrito dukkha, cujo significado mais aproximado seria o de “insatisfação”.
Significado Profundo das Quatro Nobres Verdades.
O uso da palavra “verdade” nas “Quatro Nobres Verdades” é explicada da seguinte maneira no Shastra Yogachara-bhumi (Tratado sobre os Estágios da Prática da Ioga): “Da verdade do sofrimento à verdade do caminho que leva à cessação do sofrimento, não há nada que seja falso ou enganoso e, portanto, tudo isso é considerado ‘verdadeiro’”.
O mesmo livro explica a palavra “nobre”, nas “Quatro Nobres Verdades” deste modo: “Somente os nobres conseguem compreender essas verdades e contemplá-las. Os ignorantes não conseguem compreendê-las ou contemplá-las. Portanto, essas verdades são chamadas ‘Nobres’ Verdades”.
O Comentário sobre o Tratado da Visão do Meio diz: “As Quatro Nobres Verdades são o ponto de passagem entre a ilusão e a iluminação. Quando elas não são compreendidas, persiste o apego aos Seis Reinos. Se compreendidas, alcança-se a santidade”.
De acordo com o Sutra dos Ensinamentos Legados pelo Buda: “A Lua pode se aquecer e o Sol esfriar, mas as Quatro Nobres Verdades nunca mudarão”.
As Quatro Nobres Verdades estão no cerne da vida. Explicam todos os estados de consciência existentes no universo e ensinam como se libertar de todas as formas de ilusão.
É necessário sabedoria para compreender as Quatro Nobres Verdades. A primeira verdade diz que a vida é cheia de sofrimento. A segunda, que o sofrimento é causado por nosso apego à ilusão. A terceira verdade diz que a iluminação, ou a total libertação do sofrimento, é possível. A última diz como alcançar a iluminação.
As duas primeiras Nobres Verdades têm relação de causa e efeito entre si. A primeira é o efeito; a segunda é a causa. Igual relação existe entre a terceira e a quarta, sendo a terceira o efeito causado pela quarta.
À primeira vista, cabe perguntar por que o Buda colocou as Quatro Nobres Verdades nessa ordem. Não pareceria mais lógico que a segunda e a quarta verdades, ambas causas, viessem antes da primeira e da terceira, que são os efeitos? Ainda que em ordem diferente, as Quatro Nobres Verdades continuariam sendo compreensíveis. Contudo, a sequência escolhida pelo Buda permite que as verdades sejam ensinadas da forma mais eficaz possível.
Para a maioria das pessoas, é mais fácil entender primeiro o efeito, –depois sua causa. Por isso, o Buda apresentou primeiro a verdade do sofrimento e depois explicou a causa do sofrimento. Assim que se compreendem as duas primeiras Nobres Verdades, é natural querer se libertar delas. Para ajudar-nos a entender como alcançar essa libertação, o Buda ensinou a Terceira Nobre Verdade, que é a cessação do sofrimento, e por fim a Quarta Nobre Verdade, que é o caminho para a cessação do sofrimento.
O Buda começou por descrever o problema, depois explicou sua causa. Em seguida, contou a solução do problema e ensinou como chegar à solução. Um elemento fundamental dos ensinamentos do Buda é a imensa compaixão que transparece na elaboração de explicações, feitas de modo a serem compreendidas por qualquer pessoa que realmente se empenhe. A Gênese Condicionada e as Quatro Nobres Verdades são verdades muito profundas. Aquele que as estudar longamente vai perceber quão inteligente e quão compassivo foi o Buda, ao conseguir explicá-las de forma tão clara.
A Primeira Nobre Verdade
A Primeira Nobre Verdade é a verdade do sofrimento. O Buda viu com perfeita clareza algo que as pessoas vislumbram ocasionalmente: não é possível ao ser humano conquistar total satisfação neste mundo. O sofrimento é descrito de muitas formas diferentes nos sutras budistas. As três fundamentais serão abordadas nos parágrafos a seguir, devendo-se observar que as classificações de sofrimento apresentadas não são qualitativamente diferentes, mas apenas formas diferentes de abordar um mesmo problema.
Os dois sofrimentos
Os “dois sofrimentos” são o interno e o externo, sendo esta a classificação mais elementar encontrada nos sutras budistas. Essa é a maneira mais básica de compreender o sofrimento. Sofrimentos internos são aqueles que geralmente consideramos parte de nós, como dor física, ansiedade, medo, ciúme, suspeita, raiva e assim por diante. Sofrimentos externos são aqueles que parecem vir de fora, incluindo vento, chuva, frio, calor, seca, animais selvagens, catástrofes naturais, guerras, crimes e assim por diante. Não é possível evitar – nenhum dos dois tipos.
Os três sofrimentos
Esta é uma classificação baseada mais na qualidade do sofrimento do que em sua origem ou tipo. O primeiro dos três sofrimentos é o inerente, aquele a que estamos sujeitos pelo simples fato de estarmos vivos. O segundo é o sofrimento latente, aquele que está presente mesmo nos momentos mais felizes: coisas se quebram, pessoas morrem, tudo envelhece e se deteriora, até os melhores momentos chegam ao fim. O terceiro sofrimento é o ativo, causado por estarmos presos em um mundo de ilusão constantemente mutável. No mundo da ilusão, temos pouco ou nenhum controle sobre nossa vida. Sentimos ansiedade, medo e impotência à medida que vemos tudo se transformando de um dia para o outro.
Os oito sofrimentos
Os oitosofrimentos descrevem de modo mais detalhado o sofrimento a que estão sujeitos todos os seres sencientes e são classificados com base naquilo que os define. São eles:
Nascimento. Após vários meses de perigo dentro do ventre da mãe, finalmente, sentimos a dor e o medo do nascimento. Depois disso, tudo pode acontecer. Somos como prisioneiros do corpo e do mundo onde nascemos.
Envelhecimento. Se formos, suficientemente, afortunados para não sermos mortos na juventude, teremos de enfrentar o processo de envelhecimento, sofrer a deterioração do corpo e da mente enquanto assistimos o desaparecimento de nossos amigos, um por um.
Doença. A saúde é um prazer por ser tão contrastante com a doença. Todos, em algum momento, sofrem a dor e a humilhação da doença.
Morte. Mesmo que a vida seja considerada perfeita,a morte é inevitável.A morte, quando não é repentina e aterradora, é geralmente lenta e dolorosa. Somos como folhas ao vento. Ninguém sabe o dia de amanhã.
Perda de um amor. Às vezes, perdemos alguém que amamos; outras vezes, nosso amor não é retribuído. Não existe quem não sofra por não poder estar sempre com aqueles que ama.
Ser odiado. Ninguém quer inimigos; entretanto, é difícil evitá-los neste mundo.
Desejo não realizado. Nossos anseios e desejos determinam em grande medida quem somos. Limitam nossa capacidade de entender o Darma, além de nos causar infindáveis problemas. E, o que é pior, a maioria deles – jamais chega a ser satisfeita, causando-nos duas vezes mais problemas.
Os Cinco Skandhas. Estes são: forma, sensação, percepção, atividade e consciência. Eles constituem os “tijolos” da existência consciente e o meio para a manifestação do sofrimento. Os Cinco Skandhas são como uma fonte ilimitada de combustível a gerar dor e sofrimento, vida após vida.
Causas fundamentais do sofrimento
Nos parágrafos anteriores, mostramos como os budistas veem a vida humana atolada no sofrimento. Nos seguintes, o tópico sofrimento será analisado com mais profundidade, pelo delineamento de algumas de suas causas fundamentais:
O Eu não está em perfeita harmonia com o mundo material. É necessário esforço constante para encontrarmos conforto neste mundo. O clima é sempre quente demais ou frio demais, nossas posses exigem cuidado constante, nossa casa é muito velha ou muito pequena, as ruas são muito barulhentas, os sapatos se gastam e assim por diante. O mundo material raramente se apresenta da forma como gostaríamos que fosse.
O Eu não está em perfeita harmonia com as outras pessoas. Na maioria das vezes, não podemos estar na companhia daqueles com quem gostaríamos de estar, mas somos obrigados a suportar a presença de pessoas com as quais temos dificuldade de relacionamento. Não raro somos até mesmo forçados a conviver com pessoas que abertamente não gostam de nós.
O Eu não está em perfeita harmonia com o corpo. O corpo nasce, envelhece, adoece e morre. O “eu” tem pouco ou nenhum controle sobre esse processo.
O Eu não está em perfeita harmonia com a mente. Nossa mente está frequentemente além do nosso controle, disparando de uma ideia para outra como um cavalo selvagem ao vento. A atividade mental iludida é a fonte de todo o nosso sofrimento.
O Eu não está em perfeita harmonia com os seus desejos. O “eu” pode compreender que os desejos geram carma e sofrimento, mas isso não significa que seja capaz de controlá-los com facilidade. O autocontrole é difícil justamente porque o que queremos com mais intensidade nem sempre é o que sabemos ser o melhor para nós. Se nem mesmo tentarmos controlar nossos desejos e deixarmos que eles tomem conta de nós, o “eu” sofrerá ainda mais.
O Eu não está em perfeita harmonia com as suas opiniões. Basicamente, isso significa que nossas opiniões são erradas. Quando nossas crenças não estão alinhadas com a verdade, causamos a nós próprios infindáveis problemas, pois teremos a tendência de repetir os mesmos erros muitas vezes.
O Eu não está em perfeita harmonia com a natureza. Chuva, enchentes, secas, tempestades, maremotos e todas as outras forças da natureza não estão sob nosso controle e podem, frequentemente, nos fazer sofrer.
O Buda ensinou a verdade do sofrimento não para nos fazer desesperar, mas para nos ajudar a reconhecer com clareza as realidades da vida. Compreendendo o alcance do sofrimento e a impossibilidade de evitá-lo, devemos nos sentir inspirados a superá-lo. Reconhecer a Primeira Nobre Verdade é o primeiro passo de um processo que deve nos levar a querer compreender a Segunda Nobre Verdade.
A Segunda Nobre Verdade
A Segunda Nobre Verdade é a verdade da origem do sofrimento, que está na cobiça, na raiva e na ignorância. Os seres sencientes acorrentam-se ao penoso e ilusivo mundo dos fenômenos, por causa de seu forte apego a essas fontes de ilusão, também conhecidas como os Três Venenos.
A Terceira Nobre Verdade
A Terceira Nobre Verdade é a verdade da cessação do sofrimento. “Cessação do sofrimento” é o mesmo que nirvana, um estado que não pode ser descrito por meio de palavras. É algo que está além de cobiça, raiva, ignorância e sofrimento; além da dualidade e das distinções entre certo e errado, você e os outros, bem e mal, vida e morte.
A Quarta Nobre Verdade
A Quarta Nobre Verdade é a verdade do caminho que leva à cessação do sofrimento, aquele que nos mostra como superar as causas do sofrimento. É o caminho rumo ao nirvana. A forma mais simples de superar as causas do sofrimento é seguir o Nobre Caminho Óctuplo, que analisaremos em detalhe em outro Capítulo.
A Importância das Quatro Nobres Verdade
As Quatro Nobres Verdades foram os primeiros e também os últimos ensinamentos do Buda. Ao aproximar-se do momento de sua morte, o Buda disse aos discípulos que, se tivessem alguma dúvida quanto à validade das Quatro Nobres Verdades, deveriam se pronunciar, pois assim poderiam obter as respostas antes que fosse tarde demais. A atenção que o Buda devotou às Quatro Nobres Verdades nos 45 anos em que se dedicou a ensinar assinala a importância que atribuía a elas.
Para facilitar a plena compreensão da mensagem do Buda, seus anos de ensino são geralmente classificados em três períodos, também denominados “Três Giros da Roda” ou “Três Giros da Roda do Darma”. Essa divisão nos ajuda a compreender os ensinamentos do Buda, porque nos dá três diferentes ângulos, ou perspectivas, sob os quais ver as mesmas verdades.
O Giro Explicativo da Roda do Darma
O primeiro período do ensinamento do Buda é chamado de “Primeiro giro da Roda do Darma” ou “Giro explicativo da Roda”. Foi nessa época que o Buda expôs as verdades básicas em que se fundamenta sua iluminação.
A respeito das Quatro Nobres Verdades, disse ele no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é o sofrimento; tem a natureza ‘opressiva’. Esta é a causa do sofrimento; tem a natureza de ‘apego’, ‘aferro’ ou ‘acúmulo’. Isto é a cessação do sofrimento; tem a natureza de ‘compreensão’ ou ‘despertar’. Este é o caminho para a cessação do sofrimento; tem a natureza de ‘cultivo’”.
O Giro Persuasivo da Roda do Darma
O segundo giro da Roda do Darma é também conhecido como “Giro persuasivo da Roda” porque se refere ao período em que o Budaconvenceu seus discípulos a extinguir o sofrimento através da compreensão total das Quatro Nobres Verdades. Nessa época, ele abordou essas verdades da seguinte maneira, no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é sofrimento, vocês devem compreendê-lo. Esta é a causa do sofrimento, vocês devem eliminá-la. Esta é a cessação do sofrimento, vocês devem despertar para ela. Este é o caminho para a cessação do sofrimento, vocês devem praticá-lo”.
O Giro Comprovado da Roda do Darma
O terceiro giro da Roda do Darma também é chamado de “Giro Comprovado da Roda”, porque nesse período o Buda se colocou como exemplo de alguém que havia alcançado a completa iluminação, dizendo que, se ele conseguira, todos poderiam conseguir também. Nessa época, ele falou da seguinte forma sobre as Quatro Nobres Verdades, no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é sofrimento, eu o conheço. Esta é a causa do sofrimento, eu já a eliminei. Esta é a cessação do sofrimento, já despertei para ela. Este é o caminho que leva à cessação do sofrimento, já o pratiquei”.
O Buda é algumas vezes chamado de “O grande médico”, uma vez que os seus ensinamentos podem nos curar do nosso apego doentio à ilusão. A melhor forma de acabar com o sofrimento é compreender bem as Quatro Nobres Verdades, porque, depois disso, será muito mais fácil entender os outros ensinamentos do Buda.
A compreensão e a prática dos ensinamentos do Buda levam infalivelmente à libertação da dor e do sofrimento. O Buda é o médico e tem o remédio; só precisamos tomá-lo. As Quatro Nobres Verdades do Buda constituem a cura para o sofrimento humano.
