GRANDES SERES

                                                                       
Antes Dele (AC)  e depois Dele (DC)

                             

 Bem-aventurados os pobres de espírito, 
 porque deles é o reino dos céus;


 Bem-aventurados os que choram,

 porque eles serão consolados;


 Bem-aventurados os mansos,

 porque eles herdarão a terra;


 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,

 porque serão saciados;

 
 Bem-aventurados os misericordiosos,

 porque eles alcançarão misericórdia;


 Bem-aventurados os limpos de coração,

 porque eles verão a Deus;


 Bem-aventurados os pacificadores,

 porque eles serão chamados filhos de Deus;


 Bem-aventurados

 os que sofrem perseguição por causa da justiça,
 porque deles é o reino dos céus;


 Bem-aventurados sois vós,

 quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, 
 disserem todo o mal contra vós por minha causa. 



 Eis que venho em breve, e trarei a minha recompensa,  para dar a cada um conforme as suas obras.




  Caminhamos pela fé, e não pela visão.

  O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; 

  Eu vim para que tenham vida
  e a tenham em abundância.

 Ame a teu próximo como a ti mesmo 
e não faça aos  outros 
o que não quer que façam contigo.

 Aquele que crê em mim nunca estará sozinho.

 Eu sou o caminho, a verdade e a vida. 
Ninguém vai ao  Pai se não por mim.
     
 Deus não lhe dá mais do que você pode carregar.


 Deus está dentro de você e ao seu redor,
 e não em castelos de pedra ou em mansões de madeira. Levante uma pedra e encontrará Deus.
Quebre um pedaço de madeira e Ele estará ali. 
Quem souber o significado dessas palavras 
jamais conhecerá a morte..



 Grandes milagres,
 só vem depois de grandes problemas...
 o que vai definir,

 se Deus vai fazer ou não um milagre na sua vida?
 é a sua fé, 
depende de você,
 para que esse milagre  aconteça...


 Venham a mim, 
todos os que estão cansados e  sobrecarregados, 
e eu lhes darei descanso. 
Tomem  sobre vocês a minha carga e aprendam de mim, pois  sou  manso e humilde de coração 
e vocês encontrarão  descanso interior. 
Pois a minha carga é suave e leve.


 Antes que Eu te formasse no ventre materno,
 te conheci,  
 e antes que saísses do útero de tua mãe,
 te consagrei, 
 e  te constituí profeta às nações.


 O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é bom,
 todo o teu corpo se encherá de luz.
 Mas se ele é mau,
 todo teu corpo se encherá de escuridão.
 Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a 
 escuridão.



 Não julgueis para não serdes julgados.

 Pois com o julgamento com que julgais sereis julgados,
 e com a medida com que medis sereis medido.



 Ame seus inimigos,

 faça o bem para aqueles que te odeiam,
 abençoe aqueles que te amaldiçoam,
 reze por aqueles que te maltratam,

 Se alguém te bater no rosto, ofereça a outra face.



PERCEBAS O QUE ESTÁ Á VISTA,
QUE O OCULTO SERÁ REVELADO.



 Por tuas palavras serás condenado.
                                       
 Aquele que se exaltar será humilhado, 
 e aquele que se humilhar será exaltado.


Ame a teu próximo como a ti mesmo 

e não faça aos outros
o que não quer que façam contigo.


Felizes os que promovem a paz,

porque serão chamados filhos de Deus.



Eu sou o Filho de Deus;


Eu sou o Bom Pastor;


Eu sou a Luz do Mundo;


Eu sou a Videira;


Eu sou o Caminho;


Eu sou a Porta;


Eu sou o Pão que desceu do Céu;


Eu sou a Verdade;


Eu sou a Vida;

Eu sou a Ressurreição;


Eu sou testemunha de Mim Próprio;


Eu venho lá de cima;


Eu não sou deste mundo;


Eu venci o mundo;


Eu sou Rei;


     Sou Eu que falo contigo.

      
     
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               MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
26 de agosto 1910 - 05 setembro 1997


                                     

        

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. (Skopje26 de agosto de 1910 — Calcutá5 de setembro de 1997), conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, foi uma missionária católica de etnia albanesa, nascida noImpério Otomano, na capital da atual República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas''


QUEM JULGA AS PESSOAS,
 NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LAS.

 A PAZ COMEÇA COM UM SORRISO.


 OS ANIMAIS FORAM CRIADOS

 PELA MESMA MÃO CARIDOSA QUE NOS CRIOU, 
 É  NOSSO DEVER PROTEGÊ-LAS
 E PROMOVER O SEU BEM ESTAR.

 SEI QUE MEU TRABALHO É UMA GOTA NO OCEANO,  MAS SEM ELE, O OCEANO SERIA MENOR.


 AS PESSOAS BOAS MERECEM NOSSO AMOR,

 AS PESSOAS MÁS PRECISAM DELE.

 A FALTA DE AMOR É A MAIOR

 DE TODAS AS POBREZAS.
       
 TODAS AS PALAVRAS SERÃO INÚTEIS
 SE NÃO BROTAREM DO FUNDO DO CORAÇÃO,
 AS PALAVRAS QUE NÃO DÃO LUZ,
 AUMENTAM A ESCURIDÃO.


 É FÁCIL AMAR QUEM ESTÁ LONGE, 

 MAS NEM SEMPRE É FÁCIL AMAR
 QUEM ESTÁ  NO NOSSO LADO.
        
 NÃO DEVEMOS PERMITIR,
 QUE ALGUÉM SAIA DA NOSSA PRESENÇA,
 SEM SE SENTIR  MELHOR E MAIS FELIZ.

 O PRIMEIRO PASSO PARA CONSEGUIR ALGO,
 É DESEJÁ-LO.

 Nunca compreenderemos,
 o quanto um simples sorriso pode fazer.
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  Muitas vezes as pessoas são egocêntricas,
 ilógicas e insensatas.
 Perdoe-as assim mesmo.

 Se você é gentil,

 as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
 Seja gentil, assim mesmo.

 Se você é um vencedor,

 terá alguns falsos amigos,
 e alguns inimigos verdadeiros.
 Vença assim mesmo.

 Se você é honesto e franco,

 as pessoas podem enganá-lo.
 Seja honesto e franco assim mesmo.

 O que você levou anos para construir,

 alguém pode destruir de uma hora para outra.
 Construa assim mesmo.

 Se você tem Paz e é Feliz,

 as pessoas podem sentir inveja.
 Seja Feliz assim mesmo.

 Dê ao mundo o melhor de você,

 mas isso pode nunca ser o bastante.
 Dê o melhor de você assim mesmo.

 Veja que, no final das contas, é entre você e DEUS.

 Nunca foi entre você e os outros
.
     

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Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. 
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. 
Não viva de fotografias amareladas... 
Continue, quando todos esperam que desistas. 
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. 
Faça com que em vez de pena,

tenham respeito por você. 
Quando não conseguir correr através dos anos, trote. 
Quando não conseguir trotar, caminhe.

Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.

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Senhor, Quando eu tiver fome,
dai-me alguém que necessite de comida.
 
Quando tiver sede, 
dai-me alguém que precise de água.
     
Quando sentir frio, 
dai-me alguém que necessite de calor.   
 
Quando tiver um aborrecimento, 
dai-me alguém que necessite de consolo. 

Quando minha cruz parecer pesada, 
 deixe-me compartilhar a cruz do outro.
  
Quando me achar pobre, 
ponde a meu lado alguém necessitado. 
  
Quanto não tiver tempo,
dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos  
 Quando sofrer humilhação,  dai-me ocasião para elogiar alguém. 
  
Quando estiver desanimada, 
dai-me alguém para lhe dar novo ânimo. 

Quando sentir a necessidade
da compreensão dos outros,  
dai-me alguém que necessite da minha.  

Quando sentir necessidade de que cuidem de mim,  
dai-me alguém que eu tenha de atender.   

Quando pensar em mim mesma, 
voltai minha atenção para outra pessoa. 

Tornai-nos dignos, Senhor
de servir nossos irmãos,  
que vivem e morrem pobres
e com fome no mundo de hoje. 

Dai-lhes, através das nossas mãos, o pão de cada dia,  
e dai-lhes graças ao nosso amor compassivo,
a paz e a alegria.


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Mantenha seus olhos puros,
 para que Jesus possa olhar através deles.

Mantenha sua língua pura,
para que Jesus possa falar por sua boca.  

Mantenha suas mãos puras,
para que Jesus possa trabalhar com suas mãos. 
 
Mantenha sua mente pura,
para que Jesus,
possa pensar seus pensamentos em sua mente.
 
Mantenha seu coração puro,
para que Jesus possa amar com seu coração.
   
Peça a Jesus,
para viver sua própria vida em você porque:  
Ele é a Verdade da humildade.
Ele é a Luz da caridade.  
Ele é a Vida da santidade. 

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A vida é uma oportunidade, aproveite-a...  
A vida é beleza, admire-a...   
A vida é felicidade, deguste-a...   
A vida é um sonho, torne-o realidade...   
A vida é um desafio, enfrente-o...   
A vida é um dever, cumpra-o...   
A vida é um jogo, jogue-o...   
A vida é preciosa, cuide dela...   
A vida é uma riqueza, conserve-a...   
A vida é amor, goze-o...   
A vida é um mistério, descubra-o...  
A vida é promessa, cumpra-a...   
A vida é tristeza, supere-a...   
A vida é um hino, cante-o...   
A vida é uma luta, aceite-a...   
A vida é aventura, arrisque-a...   
A vida é alegria, mereça-a...
A vida é vida, defenda-a... 


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                                                           LAO-TSÉ (LAO TZU) China
                                 
                                                                 Chegada 604 AC



                                                                   

Lao Tsé, sem dúvidas, foi um dos mais elevados seres entre os que viveram na terra, tendo legado à humanidade uma obra imortal o Tao Te Ching que atravessou milênios chegando até os nossos dias com o mesmo valor de há 2600 passados. Não se trata de um livro volumoso, pois não é uma obra enciclopédica e sim uma coletânea de 81 pequenos aforismos, mas que representam um imenso manancial da sabedoria comum aos Grandes Mestres da humanidade. 

AS PALAVRAS VERDADEIRAS NÃO SÃO AGRADÁVEIS
E AS AGRADÁVEIS NÃO SÃO VERDADEIRAS.

                         

                    
     
   
                                          
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                                              CONFÚCIO - CHINÊS - 551 AC 479 AC
                                          




                                                                               

Biografia de Confúcio

Confúcio

Exerceu grande influência no pensamento da civilização de toda a Ásia oriental.
A história de Confúcio se confunde com sua lenda. Não se sabe quase nada sobre sua vida privada, apenas que descendia de família nobre decadente, mesmo assim, isso é uma hipótese. Seu nome de família era K’ung- Confúcio é a variação em latim de K’ung Fu-tzu.
Confúcio era autodidata e grande estudioso. Compadeceu-se com o sofrimento e pobreza do povo. Foi um grande educador que inovou técnicas de ensino baseados em diálogos individuais, admitindo discordância entre os grupos. Aceitava como discípulos as pessoas pobres e humildes.
A idéia de Confúcio consistia nas virtudes de solidariedade humana, sinceridade, compreensão, reciprocidade e sabedoria, ao invés de elaborações metafísicas e transcendentes.
Confúcio foi muito influente em suas idéias políticas, o que causou uma revolução numa época em que os aristocratas eram tidos como descendentes divinos. Confúcio achava que a capacidade de governar dependia da competência e da capacidade de promover a felicidade dos governados.
Pouco se sabe acerca de Confúcio (Kung-fu-tzu). O sábio terá nascido em 551 a.C., no antigo principado de Lu, na moderna Xantum, descendente do clã dos Kong. Sabe-se que a família era de origem nobre, mas por circunstâncias desconhecidas a sua família era bastante humilde. Nessa época o regime imperial entrava em decadência.

Conhecido como um jovem educado, cortês e justo. Viajou muito e estudou durante vários anos na capital imperial de Zhou, onde teve oportunidade de conhecer Lao Zi, o fundador do Daoismo.

Casou-se aos 19 anos e ainda jovem, entrou para a administração estatal de Lu, alcançando o cargo de ministro da justiça. Deixou o cargo por não concordar com algumas das práticas, pois estava cansado das intrigas da Corte. Confúcio troca a vida política pelo ensino, tornou-se famoso como professor. Com a idade de 35 anos, viu a sua carreira de professor interrompida por uma prolongada e sangrenta guerra, conduzida pelo Duque Chao do estado de Lu. Terá sido durante esse período que Confúcio foi chamado a exercer funções políticas, por um breve período, como conselheiro político do Duque Chao. 

Confúcio começou a divulgar seus ensinamentos com a idade de 50 anos. Empreendeu longas viagens. Viajando e conversando, atraiu muitos discípulos, impressionados com sua sabedoria e a elevação de seu caráter. Suas idéias expandiram-se pelo país e logo por toda a China. Durante as suas viagens é preso e vê-se envolvido em lutas de senhores da guerra rivais. Viajou mais de dez anos por vários estados da China Imperial, servindo como conselheiro político. Após longa peregrinação, aos 69 anos, Confúcio retornou a sua terra natal, Lu, passando o resto dos seus dias a ensinar e a escrever.

A partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.), diversos governantes passaram a se inspirar nas idéias de Confúcio, para a organização da sociedade. O filósofo, porém, não deixou uma obra escrita sua: através de seus discípulos suas meditações foram recolhidas.

Durante a dinastia Han foram compilados os chamados clássicos de Confúcio. Entre eles estão vários livros importantes da tradição cultural da China, como o "I-King" ou "I-Ching", "O Livro das Mutações", o "Chu-King", "O Cânone da História", o "Chi-King", "O Livro das Canções" e o "Li-King", "O Livro dos Rituais".

O Templo de Confúcio, na cidade de Qufu, atual província de Xantung, tornou-se, através dos séculos, local de veneração. Sua filosofia ainda exerce imensa influência sobre o pensamento e a mentalidade chinesa nos dias de hoje. Confúcio é, ainda hoje, o mais influente filósofo chinês. Os adeptos de Confúcio estão espalhados por Taiwan, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Malásia e República Popular da China. Estima-se em mais de 400 milhões o número dos seus seguidores.
Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.
Uma imagem vale mais que mil palavras.
O mestre disse: Quem se modera, raramente se perde.
vencer a si próprio é a maior das vitórias.
Ver o bem e não fazê-lo é sinal de covardia.
Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas.
A lealdade e a confiança devem estar acima de qualquer coisa.
A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.
Ouvi, esqueci. Vi, me lembrei. Fiz, aprendi.
Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro.
Antes de sair em busca de vingança, cave duas covas.
Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter.
Aquele que diz que pode e aquele que diz que não pode tem ambos razão.
O silêncio é o único amigo que jamais trai.
Nem todos podem ser ilustres; mas todos podem ser bons.
Para vencer na vida, exija muuito de si e pouco dos outros...
Não há como abrir um livro, sem aprender alguma coisa.
Para onde quer que fores, vá com todo o teu coração.
A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança.
Aprende a viver bem, e bem saberás morrer.
Ainda que o bem que persigo esteja distante,contudo existe.
A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança.
De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.
É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã.
A humildade é o sólido fundamento de todas as virtudes.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
Não importa que você vá devagar, contanto que você não pare.
A ignorância é a noite da mente, uma noite sem estrelas e sem lua.
O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros.
Saber o que é correto e não o fazer é falta de coragem.
Cuida de evitar os crimes, para que não sejas obrigado a puni-los.
Não são as más ervas que sufocam o grão, é a negligência do cultivador.
Se queres prever o futuro, estuda o passado.
Não há coisa mais fria do que o conselho cuja aplicação seja impossível.
Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os homens.
Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?
Se queres prever o futuro, estuda o passado.
A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.
Não corrigir as próprias falhas é cometer a pior delas.
Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
Aprender sem pensar é tempo perdido.
Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão.
Não vingue-se, que da vingança vem o arrependimento.
Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai.
Aquele que mais estima o ouro do que a virtude, há de perder a ambos.
Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?
O silêncio é um amigo que nunca trai.
A cultura está acima da diferença da condição social.









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                                  MAHATMA GANDHI  
                                                           
                                             
 

Chegada: 2 de Outubro de 1869

Partida: 30 de Janeiro de 1948 (78 anos)

Biografia: Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido popularmente por Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano.

 
Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.

De modo suave, você pode sacudir o mundo.


Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.


Acreditar em algo e não o viver é desonesto.


Existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.

O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros, para sentirem-se fortes.

Os covardes "morrem" muitas vezes, antes de morrer.

Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa.

Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você...! O mundo exterior reflete o universo interior.

De nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar.

A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.

Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões.

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. 
Mas se você não fizer nada, 
não existirão resultados.

As enfermidades são os resultados, não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos.

Minhas imperfeições e fracassos são como uma
bênção de Deus, assim como meus sucessos
e meus talentos, e eu coloco ambos a seus pés.


A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.

Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.


Algemas de ouro são muito piores que algemas de ferro.


O Amor é a força mais sutil do mundo.


Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa.



Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.


Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia.


Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.


No momento que o escravo decide que não quer mais ser escravo, as correntes caem ao solo. Se libera e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravidão são estados mentais.

Nos momentos de dificuldade de minha vida, lembrei-me que na história da humanidade o amor e a verdade sempre venceram.

O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros.

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.


O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.


O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.


Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.


Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.


Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.


Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.

Olho por olho, e o mundo acabará cego.

Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa.


O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não.


Posso ser uma pessoa desprezível, mas quando a verdade fala em mim, sou invencível.


As verdades diferentes na aparência são como inúmeras folhas que parecem diferentes e estão na mesma árvore.


Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.


Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.


A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive


Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.


Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.


O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.


A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.


Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio

Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis.

A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula.

As doenças são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos.


Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.


Às vezes a felicidade se esquece de nós. Mas nunca devemos nos esquecer da felicidade.

O que quer que você faça na sua vida será insignificante, mas é muito importante que você faça, porque ninguém mais o fará!

Acreditar em algo e não o viver é desonesto.

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. 
Mas se você não fizer nada, 
não existirão resultados.


Quem não Vive para Servir, não Serve Para Viver.

Não é preciso entrar para a história para fazer um mundo melhor.

A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro.

Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra.

Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.

Desconfiança é a melhor parte do conhecimento.

A verdadeira beleza, aquela que eu pretendo, está em fazer o bem em troca do mal.


O único tirano que aceito neste mundo é a voz interior, suave e serena.
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                                         HERMES TRISMEGISTO
                                                              
                                                               
                  
                                                                         
Grande mestre egípcio, no ocultismo, alquimia, astrologia.
Livros O Caibalion e O Divino Poimandres (teologia metafísica e filosofia).

AS SETE LEIS PRINCIPAIS:


As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro Kybalion que reúne os ensinamentos básicos da lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Kybalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra kabaalah, que em hebraico, significa recepção.

1) O princípio do  Mentalismo

"O Todo é Mente; o Universo é mental."

O universo funciona como um grande pensamento divino. É a mente de um Ser Superior que 'pensa' e assim é tudo que existe. É o todo. Toda a criação principiou como uma ideia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.
A matéria é como os neurônios de uma grande mente, um universo consciente e que 'pensa'. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.

2) O princípio da Correspondência


"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"
A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmos que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.
O princípio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmos e vice-versa.

3) O princípio da Vibração


"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"
No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento. ou seja, tudo é energia e está em constante movimento.

4) O princípio da Polaridade


"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados "
A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idêntico em natureza. O pólo positivo + e o negativo - da corrente elétrica são uma mera convenção.
O claro e o escuro também são manifestações da luz. A escala musical do som, o duro versus o flexível, o doce versus o salgado. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.

5) O princípio do Ritmo


"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação"
Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. É o ritmo da ascensão e da queda, da conversão energia cinética para potencial e da potencial para cinética. Os opostos se movem em círculos.
É a expansão até chegar o ponto máximo, e depois que atingir sua maior força, se torna massa inerte, recomeçando novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação. tudo ocorre para que seja mantido o equilibrio.

6) O princípio do Gênero


"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação"
Os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.
Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de yin yang. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.

7) O princípio da  Causa e Efeito

"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"
Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos e a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica o fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.
Da Energia Latente no Ser Humano
Ser Humano (Ser) é Energia. Essa Energia é força de maior intensidade, de menor intensidade e de zero intensidade.
O Ser ativo, participativo, solidário, ético, optativo e decisivo é um Ser de Energia de intensidade alta, grande, maior.
Um Ser inativo, egoísta, passivo, corruptor, inoptativo e indeciso é um Ser de Energia de intensidade baixa, rasa, sofrível.
Um Ser doente, em fase terminal, é um Ser de intensidade de Energia igual a zero.
Um Ser que faz o mal, vive para o mal, pratica o mal, venera o mal, participa para o mal, tem o pensamento voltado para o mal, ludibria a vontade alheia em proveito próprio, tem uma Energia de intensidade sofrível.
Um Ser que é benevolente, que pratica boas ações, que venera o bem, faz o bem sem olhar a quem, ajuda ao próximo, tem o pensamento voltado para a prática do bem, é altruísta, provoca a paz entre os homens, tem uma Energia de intensidade maior.
Um esquema para melhor entender esse homem de Energia maior: A Elipse é fechada em ordenadas e abscissas positivas.
Um esquema para melhor entender esse homem de Energia zero: A Elipse tem abscissas e ordenadas iguais.

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SIDARTA GAUTAMA - BUDA
NEPAL, 558 AC
Um dos documentários
                                                                
                                       A palavra Buda, do idioma sânscrito, significa Iluminado, Desperto, aqueles que atingiram a Iluminação.

filme - SIDARTA

 As Quatro Nobres Verdades são:
  •  ver­da­de do sofri­men­to;
  • ver­da­de da ori­gem do sofri­men­to;
  • ver­da­de da ces­sa­ção do sofri­men­to;
  • ver­da­de do cami­nho que leva à ces­sa­ção do sofri­men­to.
A pala­vra “sofri­men­to” nesse con­tex­to é a tra­du­ção con­sa­gra­da do sânscri­to dukkha, cujo significado mais aproxi­mado seria o de “insa­tis­fa­ção”.

Significado Profundo das Quatro Nobres Verdades.

O uso da pala­vra “ver­da­de” nas “Quatro Nobres Verdades” é expli­ca­da da seguin­te manei­ra no Shastra Yogachara-bhumi (Tratado sobre os Estágios da Prática da Ioga): “Da ver­da­de do sofri­men­to à ver­da­de do cami­nho que leva à ces­sa­ção do sofrimen­to, não há nada que seja falso ou enga­no­so e, por­tan­to, tudo isso é con­si­de­ra­do ‘verdadeiro’”.
O mesmo livro expli­ca a pala­vra “nobre”, nas “Quatro Nobres Verdades” deste modo: “Somente os nobres con­se­guem com­preen­der essas ver­da­des e con­tem­plá-las. Os ignoran­tes não conseguem com­preen­dê-las ou contemplá-las. Portanto, essas ver­da­des são cha­ma­das ‘Nobres’ Verdades”.
Comentário sobre o Tratado da Visão do Meio diz: “As Quatro Nobres Verdades são o ponto de passagem entre a ilu­são e a ilu­mi­na­ção. Quan­do elas não são com­preen­di­das, persis­te o apego aos Seis Reinos. Se com­preen­di­das, alcan­ça-se a san­ti­da­de”.
 De acor­do com o Sutra dos Ensinamentos Legados pelo Buda: “A Lua pode se aque­cer e o Sol ­esfriar, mas as Quatro Nobres Verdades nunca mudarão”.
As Quatro Nobres Verdades estão no cerne da vida. Explicam todos os esta­dos de consciên­cia exis­ten­tes no uni­ver­so e ensi­nam como se liber­tar de todas as for­mas de ilusão.
É neces­sá­rio sabe­do­ria para com­preen­der as Quatro Nobres Verdades. A pri­mei­ra verdade diz que a vida é cheia de sofri­men­to. A segun­da, que o sofri­men­to é cau­sa­do por nosso apego à ilu­são. A ter­cei­ra ver­da­de diz que a ilu­mi­na­ção, ou a total liber­ta­ção do sofrimento, é pos­sí­vel. A últi­ma diz como alcan­çar a ilu­mi­na­ção.
As duas pri­mei­ras Nobres Verdades têm rela­ção de causa e efei­to entre si. A primei­ra é o efei­to; a segun­da é a causa. Igual rela­ção exis­te entre a tercei­ra e a quar­ta, sendo a ter­cei­ra o efei­to cau­sa­do pela quar­ta.
À pri­mei­ra vista, cabe per­gun­tar por que o Buda colo­cou as Quatro Nobres Verdades nessa ordem. Não pare­ce­ria mais lógi­co que a segun­da e a quar­ta ver­da­des, ambas cau­sas, vies­sem antes da pri­mei­ra e da ter­cei­ra, que são os efei­tos? Ainda que em ordem dife­ren­te, as Quatro Nobres Verdades con­ti­nua­riam sendo com­preen­sí­veis. Contudo, a sequên­cia esco­lhi­da pelo Buda per­mi­te que as ver­da­des sejam ensi­na­das da forma mais efi­caz possível.
Para a maio­ria das pes­soas, é mais fácil enten­der pri­mei­ro o efei­to, –depois sua causa. Por isso, o Buda apre­sen­tou pri­mei­ro a ver­da­de do sofrimento e ­depois expli­cou a causa do sofri­men­to. Assim que se compreendem as duas pri­mei­ras Nobres Verdades, é natu­ral que­rer se liber­tar delas. Para aju­dar-nos a enten­der como alcan­çar essa liber­ta­ção, o Buda ensinou a Terceira Nobre Verdade, que é a ces­sa­ção do sofri­men­to, e por fim a Quarta Nobre Verdade, que é o cami­nho para a ces­sa­ção do sofri­men­to.
O Buda come­çou por des­cre­ver o pro­ble­ma, ­depois expli­cou sua causa. Em seguida, contou a solu­ção do pro­ble­ma e ensi­nou como che­gar à solu­ção. Um ele­men­to fundamental dos ensi­na­men­tos do Buda é a imen­sa com­pai­xão que trans­pa­re­ce na elaboração de expli­ca­ções, fei­tas de modo a serem compreen­di­das por qual­quer pes­soa que real­men­te se empe­nhe. A Gênese Condicionada e as Quatro Nobres Verdades são verda­des muito pro­fun­das. Aquele que as estu­dar lon­ga­men­te vai perceber quão inteligente e quão compassivo foi o Buda, ao con­se­guir expli­cá-las de forma tão clara.

A Primeira Nobre Verdade
A Primeira Nobre Verdade é a ver­da­de do sofri­men­to. O Buda viu com per­fei­ta cla­re­za algo que as pes­soas vis­lum­bram oca­sio­nal­men­te: não é possível ao ser huma­no con­quis­tar total satis­fa­ção neste mundo. O sofri­men­to é des­cri­to de mui­tas for­mas diferentes nos sutras budis­tas. As três fundamentais serão abor­da­das nos pará­gra­fos a seguir, deven­do-se obser­var que as clas­si­fi­ca­ções de sofri­men­to apre­sen­ta­das não são quali­ta­ti­va­men­te diferen­tes, mas ape­nas for­mas dife­ren­tes de abor­dar um mesmo problema.

Os dois sofri­men­tos
Os “dois sofri­men­tos” são o inter­no e o exter­no, sendo esta a classificação mais elementar encon­tra­da nos ­sutras budis­tas. Essa é a manei­ra mais bási­ca de com­preen­der o sofrimento. Sofrimentos inter­nos são aque­les que geral­men­te con­si­de­ra­mos parte de nós, como dor físi­ca, ansie­da­de, medo, ciúme, sus­pei­ta, raiva e assim por dian­te. Sofrimentos exter­nos são aque­les que pare­cem vir de fora, incluin­do vento, chuva, frio, calor, seca, ani­mais selvagens, catás­tro­fes natu­rais, guer­ras, cri­mes e assim por dian­te. Não é possí­vel evi­tar – nenhum dos dois tipos.

Os três sofri­men­tos
 Esta é uma clas­si­fi­ca­ção basea­da mais na qua­li­da­de do sofri­men­to do que em sua ori­gem ou tipo. O pri­mei­ro dos três sofri­men­tos é o ine­ren­te, aquele a que esta­mos sujeitos pelo sim­ples fato de estar­mos vivos. O segun­do é o sofri­men­to laten­te, aque­le que está presente mesmo nos momen­tos mais feli­zes: coi­sas se que­bram, pes­soas morrem, tudo enve­lhe­ce e se dete­rio­ra, até os melho­res momen­tos che­gam ao fim. O tercei­ro sofrimento é o ativo, causa­do por estar­mos pre­sos em um mundo de ilu­são constantemente mutável. No mundo da ilu­são, temos pouco ou ­nenhum con­tro­le sobre nossa vida. Sentimos ansieda­de, medo e impo­tên­cia à medi­da que vemos tudo se transforman­do de um dia para o outro.

Os oito sofri­men­tos 
Os oitosofri­men­tos des­cre­vem de modo mais deta­lha­do o sofri­men­to a que estão sujei­tos todos os seres sen­cien­tes e são clas­si­fi­ca­dos com base naqui­lo que os defi­ne. São eles:
Nascimento. Após ­vários meses de peri­go den­tro do ven­tre da mãe, final­men­te, sentimos a dor e o medo do nas­ci­men­to. Depois disso, tudo pode acon­te­cer. Somos como prisioneiros do corpo e do mundo onde nas­ce­mos.
Envelhecimento. Se formos, suficientemente, afortunados para não sermos mortos na juven­tu­de, tere­mos de enfren­tar o pro­ces­so de envelhecimen­to, ­sofrer a dete­rio­ra­ção do corpo e da mente enquanto assistimos o desa­pa­re­ci­men­to de nos­sos ami­gos, um por um.
Doença. A saúde é um pra­zer por ser tão con­tras­tan­te com a doen­ça. Todos, em algum momen­to, ­sofrem a dor e a humilhação da doença.
Morte. Mesmo que a vida seja con­si­de­ra­da per­fei­ta,a morte é ine­vi­tá­vel.A morte, quando não é repen­ti­na e ater­ra­do­ra, é geral­men­te lenta e dolo­ro­sa. Somos como folhas ao vento. Ninguém sabe o dia de ama­nhã.
Perda de um amor. Às vezes, per­de­mos ­alguém que ama­mos; ­outras vezes, nosso amor não é retri­buí­do. Não exis­te quem não sofra por não poder estar sem­pre com aqueles que ama.
Ser odia­do. Ninguém quer ini­mi­gos; entre­tan­to, é difí­cil evitá-los neste mundo.
Desejo não rea­li­za­do. Nossos anseios e dese­jos deter­mi­nam em gran­de medi­da quem somos. Limitam nossa capa­ci­da­de de enten­der o Darma, além de nos causar infin­dá­veis pro­ble­mas. E, o que é pior, a maio­ria deles – jamais chega a ser satisfeita, causan­do-nos duas vezes mais pro­ble­mas.
Os Cinco Skandhas. Estes são: forma, sen­sa­ção, per­cep­ção, ati­vi­da­de e consciência. Eles cons­ti­tuem os “tijo­los” da exis­tên­cia cons­cien­te e o meio para a manifesta­ção do sofri­men­to. Os Cinco Skandhas são como uma fonte ilimi­ta­da de combus­tí­vel a gerar dor e sofri­men­to, vida após vida.

Causas fun­da­men­tais do sofri­men­to 
Nos pará­gra­fos ante­rio­res, mos­tra­mos como os budis­tas veem a vida huma­na atola­da no sofri­men­to. Nos seguin­tes, o tópi­co sofrimento será analisado com mais pro­fun­di­da­de, pelo delineamen­to de algu­mas de suas causas fun­da­men­tais:
O Eu não está em perfeita harmonia com o mundo material. É necessá­rio esfor­ço cons­tan­te para encon­trar­mos con­for­to neste mundo. O clima é sem­pre quen­te ­demais ou frio ­demais, nos­sas pos­ses exi­gem cui­da­do cons­tan­te, nossa casa é muito velha ou muito peque­na, as ruas são muito baru­lhen­tas, os sapa­tos se gas­tam e assim por dian­te. O mundo mate­rial raramen­te se apre­sen­ta da forma como gos­ta­ría­mos que fosse.
O Eu não está em per­fei­ta har­mo­nia com as ­outras pes­soas. Na maio­ria das vezes, não pode­mos estar na com­pa­nhia daque­les com quem gostaría­mos de estar, mas somos obri­ga­dos a supor­tar a presença de pes­soas com as quais temos difi­cul­da­de de relacionamen­to. Não raro somos até mesmo for­ça­dos a conviver com pessoas que aber­ta­men­te não gos­tam de nós.
O Eu não está em per­fei­ta har­mo­nia com o corpo. O corpo nasce, enve­lhe­ce, adoe­ce e morre. O “eu” tem pouco ou ­nenhum con­tro­le sobre esse pro­ces­so.
O Eu não está em per­fei­ta har­mo­nia com a mente. Nossa mente está fre­quen­te­men­te além do nosso con­tro­le, dis­pa­ran­do de uma ideia para outra como um cava­lo sel­va­gem ao vento. A ati­vi­da­de men­tal ilu­di­da é a fonte de todo o nosso sofrimento.
O Eu não está em per­fei­ta har­mo­nia com os seus dese­jos. O “eu” pode com­preen­der que os dese­jos geram carma e sofrimento, mas isso não sig­ni­fi­ca que seja capaz de con­tro­lá-los com faci­li­da­de. O autocon­tro­le é difí­cil jus­ta­men­te por­que o que que­re­mos com mais inten­si­da­de nem sempre é o que sabe­mos ser o ­melhor para nós. Se nem mesmo ten­tar­mos con­tro­lar nossos dese­jos e dei­xar­mos que eles tomem conta de nós, o “eu” sofre­rá ainda mais.
O Eu não está em per­fei­ta har­mo­nia com as suas opi­niões. Basicamente, isso sig­ni­fi­ca que nos­sas opi­niões são erra­das. Quando nos­sas cren­ças não estão ali­nha­das com a ver­da­de, cau­sa­mos a nós pró­prios infindáveis pro­ble­mas, pois teremos a ten­dên­cia de repe­tir os mes­mos erros mui­tas vezes.
O Eu não está em per­fei­ta har­mo­nia com a natu­re­za. Chuva, enchentes, secas, tem­pes­ta­des, mare­mo­tos e todas as ­outras for­ças da natureza não estão sob nosso con­tro­le e podem, frequentemente, nos fazer sofrer.
O Buda ensi­nou a ver­da­de do sofri­men­to não para nos fazer deses­pe­rar, mas para nos ajudar a reco­nhe­cer com cla­re­za as rea­li­da­des da vida. Compreendendo o alcan­ce do sofrimen­to e a impos­si­bi­li­da­de de evitá-lo, devemos nos sen­tir ins­pi­ra­dos a supe­rá-lo. Reconhecer a Primeira Nobre Verdade é o pri­mei­ro passo de um pro­ces­so que deve nos levar a que­rer compreen­der a Segunda Nobre Verdade.

A Segunda Nobre Verdade
A Segunda Nobre Verdade é a ver­da­de da ori­gem do sofri­men­to, que está na cobiça, na raiva e na igno­rân­cia. Os seres sen­cien­tes acor­ren­tam-se ao penoso e ilusivo mundo dos fenômenos, por causa de seu forte apego a essas fon­tes de ilusão, tam­bém conheci­das como os Três Venenos.

A Terceira Nobre Verdade
A Terceira Nobre Verdade é a ver­da­de da ces­sa­ção do sofri­men­to. “Cessação do sofrimen­to” é o mesmo que nir­va­na, um esta­do que não pode ser des­cri­to por meio de pala­vras. É algo que está além de cobi­ça, raiva, ignorân­cia e sofri­men­to; além da dualidade e das dis­tin­ções entre certo e errado, você e os ­outros, bem e mal, vida e morte.

A Quarta Nobre Verdade 
A Quarta Nobre Verdade é a ver­da­de do cami­nho que leva à ces­sa­ção do sofrimen­to, aque­le que nos mos­tra como supe­rar as cau­sas do sofri­men­to. É o cami­nho rumo ao nirvana. A forma mais sim­ples de supe­rar as cau­sas do sofri­men­to é ­seguir o Nobre Caminho Óctu­plo, que ana­li­sa­re­mos em deta­lhe em outro Capítulo.

A Importância das Quatro ­Nobres Verdade 
As Quatro Nobres Verdades foram os pri­mei­ros e tam­bém os últi­mos ensinamentos do Buda. Ao apro­xi­mar-se do momen­to de sua morte, o Buda disse aos discí­pu­los que, se tives­sem algu­ma dúvi­da quan­to à vali­da­de das Quatro Nobres Verdades, deve­riam se pronun­ciar, pois assim pode­riam obter as res­pos­tas antes que fosse tarde demais. A atenção que o Buda devo­tou às Quatro Nobres Verdades nos 45 anos em que se dedi­cou a ensi­nar assi­na­la a impor­tân­cia que atri­buía a elas.
Para faci­li­tar a plena com­preen­são da men­sa­gem do Buda, seus anos de ensi­no são geralmen­te clas­si­fi­ca­dos em três perío­dos, tam­bém denominados “Três Giros da Roda” ou “Três Giros da Roda do Darma”. Essa divi­são nos ajuda a compreender os ensinamentos do Buda, por­que nos dá três diferentes ângulos, ou pers­pec­ti­vas, sob os quais ver as mes­mas verdades.

O Giro Expli­ca­ti­vo da Roda do Darma 
O pri­mei­ro perío­do do ensi­na­men­to do Buda é cha­ma­do de “Pri­mei­ro giro da Roda do Darma” ou “Giro expli­ca­ti­vo da Roda”. Foi nessa época que o Buda expôs as ver­da­des bási­cas em que se fun­da­men­ta sua ilu­mi­na­ção.
A res­pei­to das Quatro Nobres Verdades, disse ele no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é o sofri­men­to; tem a natu­re­za ‘opres­si­va’. Esta é a causa do sofri­men­to; tem a natu­re­za de ‘apego’, ‘aferro’ ou ‘acú­mu­lo’. Isto é a cessa­ção do sofri­men­to; tem a natu­re­za de ‘compreen­são’ ou ‘des­per­tar’. Este é o cami­nho para a cessação do sofri­men­to; tem a natu­re­za de ‘cultivo’”.

O Giro Per­sua­si­vo da Roda do Darma 
O segun­do giro da Roda do Darma é tam­bém conhe­ci­do como “Giro persua­si­vo da Roda” por­que se refe­re ao perío­do em que o Budacon­ven­ceu seus dis­cí­pu­los a extinguir o sofrimen­to atra­vés da com­preen­são total das Quatro Nobres Verdades. Nessa época, ele abor­dou essas ver­da­des da seguin­te manei­ra, no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é sofri­men­to, vocês devem com­preen­dê-lo. Esta é a causa do sofri­men­to, vocês devem eli­mi­ná-la. Esta é a ces­sa­ção do sofri­men­to, vocês devem des­per­tar para ela. Este é o cami­nho para a ces­sa­ção do sofri­men­to, vocês devem praticá-lo”.

O Giro Com­pro­va­do da Roda do Darma 
O ter­cei­ro giro da Roda do Darma tam­bém é cha­ma­do de “Giro Comprova­do da Roda”, por­que nesse perío­do o Buda se colo­cou como exemplo de alguém que havia alcançado a completa ilu­mi­na­ção, dizendo que, se ele con­se­gui­ra, todos pode­riam con­se­guir também. Nessa época, ele falou da seguin­te forma sobre as Quatro Nobres Verdades, no Sutra Dharma-chakra (Sutra sobre os Giros da Roda do Darma): “Isto é sofri­men­to, eu o conhe­ço. Esta é a causa do sofri­men­to, eu já a eli­mi­nei. Esta é a cessação do sofrimento, já des­per­tei para ela. Este é o cami­nho que leva à ces­sa­ção do sofri­men­to, já o pra­ti­quei”.
O Buda é algumas vezes cha­ma­do de “O gran­de médi­co”, uma vez que os seus ensinamen­tos podem nos curar do nosso apego doen­tio à ilu­são. A melhor forma de aca­bar com o sofri­men­to é compreen­der bem as Quatro Nobres Verdades, por­que, ­depois disso, será muito mais fácil entender os outros ensi­na­men­tos do Buda.
A com­preen­são e a prá­ti­ca dos ensi­na­men­tos do Buda levam infalivelmen­te à liberta­ção da dor e do sofri­men­to. O Buda é o médi­co e tem o remé­dio; só pre­ci­sa­mos tomá-lo. As Quatro Nobres Verdades do Buda constituem a cura para o sofri­men­to humano.